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Processo comercial eficiente: por que justificativas atrapalham suas vendas

  • Writer: Maucir Nascimento
    Maucir Nascimento
  • Sep 26
  • 3 min read
Processo Comercial

O ditado popular diz que filho feio não tem pai, correto? No caso desse filho feio chamado Blah Blah Blah, o pai é a justificativa, que nada mais é do que um argumento não solicitado. Neste artigo, quero te convidar a mergulhar comigo nesse tema, para que você evite o Blah Blah Blah e fortaleça seu processo comercial.


A frase 'justificativas são argumentos não solicitados' é mais poderosa do que parece, e quem nos alerta sobre isso é Jeb Blount, o renomado autor de Prospecção Fanática. O livro é quase uma bíblia para aqueles que vivem de vendas B2B, e seu sucesso se deve à abordagem direta e sem rodeios que propõe.


Por que justificativas enfraquecem o processo comercial em vendas B2B


Uma das grandes lições de Blount é que, no mundo das vendas, menos é mais. Justificativas Comerciais podem parecer uma defesa natural para objeções, mas, na realidade, elas muitas vezes soam como desculpas. E desculpas, convenhamos, são o tipo de Blah Blah Blah que queremos evitar a todo custo.


O impacto das justificativas no processo comercial


Um estudo da McKinsey & Company revela que as empresas B2B que focam em soluções personalizadas e utilizam dados digitais em suas estratégias de venda têm um crescimento de receita cinco vezes maior em comparação com aquelas que não adotam essa abordagem.




Isso demonstra que evitar justificativas longas e focar em apresentar soluções práticas e diretas é fundamental para conquistar clientes e manter um processo comercial eficiente.


O que os clientes B2B esperam de um processo comercial eficiente


A razão por trás disso é simples: os clientes B2B estão cada vez mais pressionados por tempo e resultados. Com a crescente complexidade do mercado e a multiplicidade de opções disponíveis, as empresas buscam parcerias que possam oferecer soluções rápidas e eficientes, sem perder tempo com explicações desnecessárias.


Como fortalecer seu processo comercial evitando justificativas


O segredo para evitar o Blah Blah Blah? Praticidade e foco em resultados, pilares de um processo comercial previsível.


Em vez de justificar um preço, por exemplo, mostre o valor que seu produto ou serviço agrega. Em vez de dar mil explicações sobre um prazo, seja transparente e ofereça soluções concretas.


Processo comercial sem Blah Blah Blah: postura prática no dia a dia


Um tempo atrás fiz um post no meu Linkedin (veja aqui) onde levantei uma questão com o Diego Rondon: opinião a gente não dá (às vezes até se vende!), o que a gente compartilha são conhecimentos oriundos das vivências.


Na prática, o que realmente importa é o valor e os resultados que você entrega, que vêm dos cabelos brancos e da experiência de vida. Não o que você justifica e opina baseado em nada.


Ao adotar essa postura, você se alinha ao mantra que defendemos aqui na Noblah: Resultados sem Blah Blah Blah. Como Blount ensina, o foco deve estar em como você pode ajudar o cliente a resolver seus problemas de maneira eficiente e eficaz, sem precisar apelar para justificativas.


Conclusão: processo comercial com menos justificativa e mais resultado


Lembre-se: justificativas são, na maioria das vezes, argumentos não solicitados. E no mundo das vendas, onde o tempo é curto e a concorrência é feroz, o que realmente importa é entregar valor, não explicações. Evite o Blah Blah Blah e concentre-se em um processo comercial que gera resultados reais.


Quer descobrir se o seu processo comercial está cheio de justificativas ou realmente gera previsibilidade?


Fiz um teste rápido que mostra onde você pode estar errando na abordagem e como corrigir para fechar mais negócios.


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