Case de Sucesso: o que realmente dá para fazer em 3 meses em uma Máquina de Vendas
- Maucir Nascimento

- Oct 3
- 4 min read

Já imaginou seu time de vendas rodando como uma Máquina de Vendas afinada, onde cada peça funciona com precisão para gerar resultados previsíveis? Esse é o sonho de toda empresa B2B, mas vamos combinar: transformar isso em realidade não é fácil.
Assim sendo, sempre rola aquela conversa sem pé nem cabeça entre CEOs e Gestores comerciais sobre os resultados gerados:
Cadê as vendas?
Tem 15.000 propostas em ponto de fechamento!
Mas porque não fechou?
Porque a sazonalidade é ruim agora no fim do ano
Tá, mas porque não fechou antes do começo do fim do ano?
Então… Teve aquele problema do Zé, que não entregou as leads em Junho. Teve também o Joãozinho, que foi demitido por não documentar as coisas no CRM…
Quem já presenciou essas conversas de maluco, levanta a mão aí!
Por um lado, o CEO/Diretores/Board, que não estão dentro da máquina comercial, querem o resultado que foi prometido. Por outro lado, o gestor comercial não consegue nem entender, nem tangibilizar, nem explicar o motivo dele ter prometido uma Mercedes e estar entregando um Celta.
Este artigo é dedicado a explicar como fugir dessa conversa maluca aí, e como nós, aqui da Noblah, resolvemos isso na prática.
Fundação da Máquina de Vendas sem Blah Blah Blah
Eu não sei o que você entende de previsibilidade, mas a primeira coisa que se faz em uma Máquina de Vendas é encontrar insumos pro time de vendas moer. É preciso gerar MQLs (marketing qualified leads), ou seja, pessoas que tenham alguma intenção de comprar o que você vende mais ou menos pelo preço que você vende.
Existem 16 formas de adquirir clientes, como descrito no livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares. Nesse case específico, logo no começo a gente validou que o Low Hanging Fruit (fruto baixo) estava no Linkedin Ads.
Ou seja: testamos algumas coisas e encontramos um canal ali de geração de demanda de decisores que precisavam do produto que nosso cliente vende, mesmo que não conhecessem o produto ainda.
“Ah, Maucir, se o mercado do cliente não conhece o produto mas tem a dor, porque não ir para o outbound?” Nada contra outbound, galera! Na verdade, tudo a favor. Entretanto, para empresas que não tem cultura/time/processos para fazer outbound, melhor ir buscar o fruto baixo). Outbound funciona, e muito, mas dá um trabalho arretado!
Enfim… logo no comecinho desse case, validamos logo a forma de adquirir leads com chance alta de fechamento.
Como eu sempre prometo pra vocês um artigo sem blah blah blah, vou dizer pra vocês o tipo de resultados que conseguimos aqui:
O Click Through Rate desse específico cliente no LinkedIn (razão entre quem vê o anúncio e clica pra ver mais) está em 2.58%, enquanto o benchmark para industria dele era de apenas 0.39%; já a taxa de conversão, que é a razão entre quem clica no anúncio e submete um formulário é de astronômicos 28.92% enquanto o benchmark é de 4.94%.
Ou seja: quando eu digo que validamos o canal de aquisição de leads, é porque validamos mesmo, e isso não é uma opinião, nem ninguém cantando de galo. O bagulho aqui é data-driven!
Como a Máquina de Vendas se conecta com a teoria comercial
Ah, e não foi sorte. Isso só aconteceu porque definimos direitinho o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e as personas.
Estudos mostram que empresas que fazem isso têm 68% mais chances de aumentar suas receitas. Afinal, tentar vender para quem não precisa é como oferecer protetor solar para pinguim.
De leads a oportunidades: o papel da pré-venda na Máquina de Vendas
Tá, você validou as fontes dos leads, e agora?Agora é a hora de transformar leads em oportunidades de negócio! Criamos um playbook de pré-vendas que deixa a pré-venda à prova de bala (ou seria de erro?).
O que isso significa? O pré-vendedor precisa saber o que dizer, pra quem dizer, que horas dizer, como dizer e assim por diante… Além da teoria, copies, timings, colocamos isso no CRM, automatizamos o máximo possível de coisas e voilà!
Dúvida de que isso funciona?

Vamos apenas dizer que, no segmento desse cliente, 13% de cada formulário que entra vira um agendamento. No nosso case, mesmo com pouco tempo desde a implementação/treinamento, já tá dando 24%, papito(a)!
Vale a pena colocar seu SDR pra fazer prospecção ativa?
Esse case que estou te contando neste artigo conta com uma coisa muito importante, que meu time e eu implementamos em todo cliente que metemos a mão como consultoria: especialização das peças.
Ou seja: eu não preciso que uma pessoa faça múltiplas coisas. Eu preciso que cada pessoa faça UMA coisa MUITO bem feita.
É exatamente por isso que eu sempre digo:
Closing: cadê o gol da Máquina de Vendas?
Outra coisa que sempre digo é que futebol é bola na rede! E isso significa que a empresa precisa efetivamente vender, pra conta fechar.
É exatamente por isso que também no processo de closing, a gente precisa de uma metodologia de fechamentos que separe o joio do trigo e que foque realmente em usar a energia do closer/vendedor em vender, e não de ficar babysitting quantidades enormes de prospects no CRM que não tem chance de fechamento.
É exatamente por isso que, em todos os nossos cases, a gente cria metodologias de fechamento que realmente mantém no funil apenas o trigo e dando muito foco nos muitos follow-ups que precisam ser feitos para fechar negócios hoje em dia.
O que estou buscando? Se nossos clientes estão na indústria de software, queremos que o time de closers fechem ao menos 30% do que passou por proposta, o que é bem acima do benchmark de mercado também!
Conclusão: o que esperar em 3 meses de uma Máquina de Vendas
Não dá para chamar nenhuma operação de “Máquina de Vendas 100% previsível” em apenas três meses. Mas os indicadores certos já mostram que é possível construir previsibilidade acima da média em pouco tempo.
Se você quer estruturar sua Máquina de Vendas com clareza e previsibilidade, eu trabalho com mentoria comercial para ajudar gestores a transformarem teoria em resultado prático.
Para conversar comigo e entender se a mentoria faz sentido para você, é só clicar e falar comigo no LinkedIn.
%20-%20Maucir%20Nascimento.png)
%20(9).png)



